COMO O ENTRETENIMENTO MOLDA NOSSAS DECISÕES?
O entretenimento não é simplesmente algo feito para nos desligar das preocupações do dia a dia.
Nossas decisões são baseadas na bagagem cultural que acumulamos no decorrer da nossa trajetória de vida. Coisas que aprendemos diretamente, seja na escola, com nossos pais, nos cursos que fazemos ou até mesmo indiretamente, observando, assistindo algum filme ou série, influenciam nas nossas decisões.
Existe um conceito chamado Semiótica, que é um estudo da representação dos signos (aquilo que representa alguma coisa), e como nós percebemos os significados de forma individual.
Ou seja, nossa bagagem cultural pode influenciar diretamente na nossa percepção sobre algum significado. O que eu entendo sobre determinado assunto pode ser diferente do que meu amigo entende. E um ponto de vista não precisa estar necessariamente errado.
Isso molda nossa percepção de certo e errado, ético e antiético. O que nos trouxe até este post, especificamente.
De forma natural, os canais de entretenimento estão se tornando as principais fontes de informação da grande população. Canais de youtube se tornaram informativos, e isso pode ser bom ou ruim, já que não existe um filtro do que é real e o que é ficção (mas isso é um assunto para outro post).
Recentemente o pré-candidato à presidência da república Sérgio Moro deu uma entrevista ao canal Flow Podcast, um dos principais canais de podcast da atualidade.
O que isso significa?
Primeiro, precisamos entender qual é o público que o Flow alcança.
O canal Flow Podcast possui 3,69 MILHÕES de inscritos, e o vídeo da entrevista possui MAIS DE 2 MILHÕES de visualizações.
Pensando nisso, o entretenimento inaugura um conceito totalmente novo de "fazer campanha política sem fazer campanha". Por exemplo: a entrevista de Sérgio Moro tem mais de 4 horas de duração, onde expôs seus ideais, seus projetos, esclareceu polêmicas antigas e recentes, e se fez ser ouvido por um público MUITO maior do que a tv aberta.
Parece muito bom, certo? Aí depente...
O também pré-candidato Ciro Gomes já havia convidado Moro para um debate, porém o juiz não aceitou. Com isso em mente, Ciro fez um vídeo no estilo REACT de toda a entrevista de Moro ao Flow, contestando algumas das respostas do pré-candidato.
Como dito anteriormente, isso inaugura uma nova forma de fazer política. Alcançando cada vez mais pessoas, e gastando menos. Isso tudo sem mencionar que não é necessário se enquadrar nos padrões da televisão, podendo abrir um diálogo mais próximo e intimista com o eleitor.
No fim do dia, a arte cumpre seu papel, influenciando cada vez mais nas decisões de todos nós. Cabe a nós, com nossa bagagem cultural, fazer o filtro e tomar decisões que sejam benéficas.
Ciro foi esperto, ele é o novo Casimiro da política no YouTube kkkkkk
ResponderExcluir