POR QUE AS PESSOAS HOJE LÊEM MENOS?
O hábito de ler é extremamente importante na formação de princípios de qualquer cidadão, e com o passar dos anos, as pessoas têm lido cada vez menos.
Nós podemos ver isso como um problema isolado ou como uma consequência de um problema maior e mais antigo.
Nos anos 90 muitas obras literárias surgiram para alcançar o público infanto-juvenil, como os livros da Série Vagalume, universos de fantasia, ficção científica, romances, entre outros.
Isso foi determinante para que alguns jovens se interessasse por leitura, principalmente porque as opções de entretenimento para crianças e adolescentes eram os desenhos animados que passavam na tv no período da manhã ou filmes que passavam na sessão da tarde.
Os livros eram uma forma de diversão que estava às mãos praticamente em qualquer hora do dia.
Porém, aqueles que não desenvolveram suas preferências literárias eram incentivados nas aulas de português/literatura do colégio. Mas isso não significa que o hábito de ler era prazeroso para todas as crianças e adolescentes.
Um dos maiores problemas era a obrigação de leitura de materiais com linguagem muito complexa para crianças de sete, oito, nove anos, como as obras de Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade. Fazendo com que o hábido de leitura fosse chato e massante.
Talvez essa abordagem fosse utilizada para incentivar as crianças a consumirem autores nacionais, indicando as obras clássicas dos principais nomes. Mas uma coisa que não foi levada em consideração é o tempo em que tais obras foram escritas, qual era o público que visava alcançar e como a linguagem e a comunicação evoluíram até os dias de hoje.
Não é espanto que obras como "Os Lusíadas" e "Iracema" não tenham caído no gosto popular dos adultos de hoje.
Vamos lembrar que existem obras nacionais que são voltadas para crianças, como Sítio do Pica-pau Amarelo de Monteiro Lobato, e até mesmo os quadrinhos da Turma da Mônica.
Além de autores contemporâneos que abordam temáticas como fantasia, aventura, ficção científica e romance.
Trazendo para um panorama atual, é muito raro ver uma criança ou adolescente com um livro nas mãos. Até mesmo com a facilidade de ler pdf através do próprio smartphone ou kindle.
Atualmente é muito mais difícil prender a atenção de alguém mais do que alguns segundos, muito em decorrência do novo formato de redes sociais, onde um vídeo com mais de 15 segundos já se torna longo demais.
Hoje são inúmeras formas de entretenimento, como séries, filmes, programas de tv "on demand" (os quais você pode assistir com apenas um clique), e a leitura fica cada vez mais deixada de lado.
O que é lamentável, pois o hábito de ler estimula o cérebro a criar cenários e desenvolver raciocínio lógico, inconscientemente, estimula o desenvolvimento da escrita e da fala, tornando as pessoas melhores argumentadores e expositores de opinião.
Com isso fica minha sugestão: LEIA! Leia qualquer coisa. Experimente gêneros literários diferentes e simplesmente LEIA.
Concordo com seu texto, a linguagem dos livros influencia mesmo.
ResponderExcluirConcordo plenamente, mas acredita que com o avanço tecnológico, infelizmente as crianças têm trocado os livros por redes sociais e jogos.
ResponderExcluir