Mais uma produção da dona Netflix que serve para estimular debates e reflexões acerca de problemas sociais globais, como a relevância da ciência e as discordâncias de crenças.
NÃO OLHE PARA CIMA é uma ficção científica com tons de comédia protagonizada pela maravilhosa Jennifer Lawrence (Kate Dibiasky) e do mais que consagrado Leonardo DiCaprio (Randall Mindy).
Na história, Kate e Randall são astrônomos que estavam trabalhando sobre um estudo sobre a expansão do universo e fazem a descoberta de um cometa gigante em rota de colisão com a Terra, colocando toda vida do planeta em risco.
Os cientistas procuram o governo americano para informar a respeito do risco iminente e elaborar estratégias para solução do problema. Porém se deparam com muito negacionismo e ignorância. O que os levam a medidas extremas, como programas de tv sensacionalistas e até mesmo as redes sociais mais modernas para espalhar a mensagem de que a vida humana está com os dias contatos (literalmente).
DISCUSSÕES LEVANTADAS
O filme levanta discussões interessantes a respeito do quanto as pessoas precisam ser ludibriadas para sofrer menos com o impacto de determinadas informações. Por exemplo, a cena em que Kate e Randall vão a um programa de auditório, mas não conseguem falar com a urgência que gostariam porque a produção considera que as pessoas precisam de um programa com o "clima mais leve".
O governo americano utiliza a artista pop interpretada por Ariana Grande para fazer a política do "pão e circo", pois um povo alegre não dá dor de cabeça.
Mas quando a ameaça se torna mais visível, no termo literal da palavra, todos vêem que estavam de fato sendo passados para trás.
Enfim, dentre várias interpretações, a que ganha mais alcance popular é a de que o filme se trata sobre pessoas negando fatos científicos em detrimento de opiniões e futilidades que tornam a vida mais bela, mesmo que no fundo (talvez não tão fundo assim) seja apenas fantasia.
ELENCO E ATUAÇÕES
Chega a ser irônico o quanto um filme sobre um COMETA tenha um elenco tão recheado de "ESTRELAS".
Jennifer Lawrence mais uma vez entrega uma atuação maravilhosa, com cenas de humor, drama, desespero, raiva... tudo em uma só personagem e em um só filme.
Leonardo DiCaprio dispensa apresentações. O ator mais uma vez entrega nuances em seu personagem que só seriam possíveis se o ator realmente se dedicasse e desenterrasse tudo o que existe de mais profundo em Randall Mindy. A inteligência de um físico mais experiente, os problemas conjugais, a vaidade de quem está ganhando destaque midiático, os erros bobos de quem é uma marionete, mesmo sendo o mais inteligente na sala.
Meryl Streep deve ter se esforçado muito por ser um ser humano tão incrível e interpretar uma personagem tão desprezível e sem nenhum vestígio de humanidade. Talvez a escolha da atriz tenha sido para nos fazer sentir essa dualidade entre amor e VONTADE DE DAR UM SOCO ódio.
Ron Perlman interpreta o piloto responsável por um dos momentos mais marcantes do filme.
Nosso eterno Hellboy também faz com que tenhamos praticamente uma síncope durante seu tempo de tela.
No mais, atuações brilhantes, um roteiro inteligente e um final controverso faz com que NÃO OLHE PARA CIMA seja uma das melhores produções da Netflix no ano de 2021.
E aí, já assistiu Não Olhe Para Cima?
O que achou?
Deixe seu comentário logo abaixo, será um prazer ler o seu ponto de vista :)
O General cobrou o lanche que era de graça 😮
ResponderExcluir