O filme mais aguardado do ano finalmente estreou no último dia 15 e já vem quebrando recordes em vários países.
Como esta matéria é uma análise com opinião, me darei o direito de escrevê-la em um tom mais pessoal.
O hype está tão alto que esperei mais de uma semana para ir ao cinema e ainda assim encontrei filas enormes e sessões lotadas.
Enfim, vamos lá.
A primeira coisa que abordarei é a estratégia de Marketing.
Como já foi dito em uma matéria anterior, a estratégia dos vazamentos para fomentar a expectativa e o marketing orgânico feito pelos próprios fãs se mostraria de alguma forma extrema: GENIAL ou EXTREMAMENTE BURRA.
Com algumas das teorias criadas com base nos vazamentos se confirmando, é com enorme prazer que chego à conclusão que a estratégia de marketing adotada pela Sony e pela Marvel foi INCRIVELMENTE GENIAL.
Com o fandom do "teioso" participando ativamente da divulgação do filme a nível mundial, o conceito de imersão foi inteiramente desconstruído e disruptivo.
Hoje o público sente que participou ativamente de um dos processos mais importantes da fase de lançamento do filme, pois o "marketing pesado" foi feito quase que inteiramente pelos fãs.
Para variar um pouco, a Marvel inovando novamente quando se trata em marketing e divulgação.
Enredo e Construção
Até agora, o Homem Aranha do Tom Holland sempre foi visto como infantil e co-dependente da ajuda de heróis mais experientes, principalmente do Tony Stark, que mesmo tendo morrido antes de
Homem Aranha Longe de Casa, de alguma forma continua guiando o jovem Peter Parker ao sucesso de sua missão.
Porém, com a cena final do filme anterior, Peter precisa lidar com a exposição de sua identidade secreta ao mundo, acusações de homicídio e terrorismo, e as consequências que isso traz às pessoas ao seu redor.
E isso faz com que (pra variar um pouco) recorra a outro herói. Doutor Estranho.
Peter pede que o bruxo faça um feitiço que solucione seu problema, porém, algo dá errado. O que desencadeia uma série de acontecimentos que faz com que o filme exista.
Opinião: O enredo é interessante e o ritmo é frenético. As MAIS DE DUAS HORAS E MEIA não são percebidas, devido à imersão que o filme proporciona.
Existem algumas soluções fáceis demais, como a cura para a "mutação" dos vilões. O Peter simplesmente tinha acesso a uma máquina que consegue fazer e é isso. Mas de qualquer forma isso está longe de transformar o filme em algo ruim.
Participações Especiais
Como dito anteriormente, os vazamentos fizeram parte da estratégia de marketing do filme, e entre eles, estavam os nomes de figuras muito importantes para quem é fã dos filmes antigos do Homem Aranha e até mesmo de outras produções.
Estão confirmadas as participações de Alfred Molina, Willen Dafoe, Jamie Fox, Rhys Ifans, Thomas Haden Church, Charlie Cox, Andrew Garfield e Tobey Maguire.
Podemos destacar as atuações de Alfred Molina, Willen Dafoe e dos dois Miranhas Convidados.
O Duende Verde está fantástico, levando a história a um patamar nunca antes alcançado pelos filmes da nova franquia.
E como as participações de Andrew e Tobey engrandecem a experiência... Tobey vem com seu Peter Parker mais "bobão" e caricato visto nos filmes dos anos 2000 e levando a nostalgia a outro nível e Andrew tem o momento de redenção de seu personagem de forma MUITO emocionante.
É importante frisar que o Fan Service DISTRIBUÍDO neste filme não é apenas pelo Fan Service. Todas as participações são justificadas e são importantes para a história principal.
Os vilões possuem motivações genuínas e apresentam risco real ao universo do filme, e os Homens Aranha precisam realmente trabalhar juntos para lidarem com os problemas propostos pelo roteiro.
Enfim, todas as participações são justificadas e algumas não muito bem exploradas, mas está tudo certo.
Consequências para o Universo Marvel
Vamos falar do final do filme, mas fique tranquilo que vou segurar a onda nos spoilers aqui, rs.
Quem vem acompanhando os lançamentos da Fase 4 da Marvel já percebeu que o conceito de Multiverso está sendo amplamente abordado. E durante todo o filme isso se faz presente, principalmente pela presença de personagens de outros universos, é claro.
Porém, a solução para o conflito principal do filme traz consequências duríssimas para o Amigo da Vizinhança, que precisa lidar com uma nova vida daqui pra frente.
Uma coisa que é inédita nessa nova sequência de filmes do Homem Aranha é que daqui pra frente, ele vai precisar lidar diretamente com os desdobramentos de suas ações e precisa realmente resolver seus próprios problemas, o que faz com que ele A PARTIR DE AGORA, mereça o manto que outrora fora de Tobey e Andrew.
E aí, o que achou da análise?
Já assistiu ao novo Miranha?
Deixe aqui abaixo seu comentário, será um prazer ler seu ponto de vista ;)
Comentários
Postar um comentário