HOMEM ARANHA - SEM VOLTA PRA CASA (ANÁLISE E OPINIÃO) - COM SPOILERS

 O filme mais aguardado do ano finalmente estreou no último dia 15 e já vem quebrando recordes em vários países.

Como esta matéria é uma análise com opinião, me darei o direito de escrevê-la em um tom mais pessoal.

O hype está tão alto que esperei mais de uma semana para ir ao cinema e ainda assim encontrei filas enormes e sessões lotadas.

Enfim, vamos lá.



A primeira coisa que abordarei é a estratégia de Marketing.

Como já foi dito em uma matéria anterior, a estratégia dos vazamentos para fomentar a expectativa e o marketing orgânico feito pelos próprios fãs se mostraria de alguma forma extrema: GENIAL ou EXTREMAMENTE BURRA.

Com algumas das teorias criadas com base nos vazamentos se confirmando, é com enorme prazer que chego à conclusão que a estratégia de marketing adotada pela Sony e pela Marvel foi INCRIVELMENTE GENIAL.

Com o fandom do "teioso" participando ativamente da divulgação do filme a nível mundial, o conceito de imersão foi inteiramente desconstruído e disruptivo.

Hoje o público sente que participou ativamente de um dos processos mais importantes da fase de lançamento do filme, pois o "marketing pesado" foi feito quase que inteiramente pelos fãs.

Para variar um pouco, a Marvel inovando novamente quando se trata em marketing e divulgação.

Enredo e Construção

Até agora, o Homem Aranha do Tom Holland sempre foi visto como infantil e co-dependente da ajuda de heróis mais experientes, principalmente do Tony Stark, que mesmo tendo morrido antes de Homem Aranha Longe de Casa, de alguma forma continua guiando o jovem Peter Parker ao sucesso de sua missão.

Porém, com a cena final do filme anterior, Peter precisa lidar com a exposição de sua identidade secreta ao mundo, acusações de homicídio e terrorismo, e as consequências que isso traz às pessoas ao seu redor.

E isso faz com que (pra variar um pouco) recorra a outro herói. Doutor Estranho.
Peter pede que o bruxo faça um feitiço que solucione seu problema, porém, algo dá errado. O que desencadeia uma série de acontecimentos que faz com que o filme exista.

Opinião: O enredo é interessante e o ritmo é frenético. As MAIS DE DUAS HORAS E MEIA não são percebidas, devido à imersão que o filme proporciona.
Existem algumas soluções fáceis demais, como a cura para a "mutação" dos vilões. O Peter simplesmente tinha acesso a uma máquina que consegue fazer e é isso. Mas de qualquer forma isso está longe de transformar o filme em algo ruim.

Participações Especiais

Como dito anteriormente, os vazamentos fizeram parte da estratégia de marketing do filme, e entre eles, estavam os nomes de figuras muito importantes para quem é fã dos filmes antigos do Homem Aranha e até mesmo de outras produções.

Estão confirmadas as participações de Alfred Molina, Willen Dafoe, Jamie Fox, Rhys Ifans, Thomas Haden Church, Charlie Cox, Andrew Garfield e Tobey Maguire.

Podemos destacar as atuações de Alfred Molina, Willen Dafoe e dos dois Miranhas Convidados.
O Duende Verde está fantástico, levando a história a um patamar nunca antes alcançado pelos filmes da nova franquia.

E como as participações de Andrew e Tobey engrandecem a experiência... Tobey vem com seu Peter Parker mais "bobão" e caricato visto nos filmes dos anos 2000 e levando a nostalgia a outro nível e Andrew tem o momento de redenção de seu personagem de forma MUITO emocionante.

É importante frisar que o Fan Service DISTRIBUÍDO neste filme não é apenas pelo Fan Service. Todas as participações são justificadas e são importantes para a história principal.

Os vilões possuem motivações genuínas e apresentam risco real ao universo do filme, e os Homens Aranha precisam realmente trabalhar juntos para lidarem com os problemas propostos pelo roteiro.

Enfim, todas as participações são justificadas e algumas não muito bem exploradas, mas está tudo certo.

Consequências para o Universo Marvel

Vamos falar do final do filme, mas fique tranquilo que vou segurar a onda nos spoilers aqui, rs.

Quem vem acompanhando os lançamentos da Fase 4 da Marvel já percebeu que o conceito de Multiverso está sendo amplamente abordado. E durante todo o filme isso se faz presente, principalmente pela presença de personagens de outros universos, é claro.

Porém, a solução para o conflito principal do filme traz consequências duríssimas para o Amigo da Vizinhança, que precisa lidar com uma nova vida daqui pra frente.

Uma coisa que é inédita nessa nova sequência de filmes do Homem Aranha é que daqui pra frente, ele vai precisar lidar diretamente com os desdobramentos de suas ações e precisa realmente resolver seus próprios problemas, o que faz com que ele A PARTIR DE AGORA, mereça o manto que outrora fora de Tobey e Andrew.

E aí, o que achou da análise?
Já assistiu ao novo Miranha?

Deixe aqui abaixo seu comentário, será um prazer ler seu ponto de vista ;)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PUNIÇÃO PESADA PARA WILL SMITH POR AGRESSÃO NO OSCAR!

Que tapa!! Will Smith dá tapa na cara do apresentador Chris Rock na cerimônia do OSCAR

BOMBA! Bruce Willis anuncia aposentadoria por causa de doença!