Análise You/Você - Netflix (completo até agora)
Se você gosta de assistir à uma boa série ou um bom filme, você já deve ter pelo menos ouvido falar de You. A série sobre um verdadeiro STALKER produzida pela NETFLIX.
Bom, se você ainda não assistiu, já adianto que por aqui você verá alguns SPOILERS.
TEMPORADA 1
You conta a história de um homem chamado Joe. Um jovem cativante que quando era criança convivia com um pai agressivo e uma mãe problemática que traia frequente mente, inclusive, levando o próprio Joe aos encontros proibidos.
Joe era obrigado a acobertar sua mãe para evitar que seu pai a agredisse. Mas eventualmente as traições eram descobertas e as agressões (de várias formas) ocorriam.
Em certo momento, Joe presencia uma dessas agressões, encontra o revólver de seu pai e atira, assim matando o homem e salvando sua mãe.
Em seguida, sua mãe, que aparentemente não tem condições de dar uma boa vida ao garoto, o leva à um orfanato para que ele crescesse em segurança.
Mas a vida de Joe não é nada fácil lá também.
Depois de um tempo, Joe começa a trabalhar e viver junto com um senhor chamado Sr. Mooney. Que ensina o garoto a restaurar livros.
Joe se torna um jovem problemático em um relacionamento igualmente problemático, onde sua namorada, CANDACE, é assassinada.
Durante essa fase, Joe aprende o ofício que o leva, anos mais tarde, a conhecer a linda Becky, futura escritora que rapidamente começa a permitir que Joe faça cada vez mais parte de sua vida.
O que a garota não sabe, é que Joe fica cada dia mais obcecado, dando início a uma perseguição desenfreada para fazer com que ela pertença a ele, e somente a ele.
Joe se mostra mentalmente instável e calculista, tirando do caminho qualquer um que atrapalhe seu relacionamento com Becky. Isso inclui sua melhor amiga e seu terapeuta.
Joe constrói uma caixa de vidro, que inicialmente serviria para a preservação de livros frágeis, mas neste novo contexto, passa a servir de cativeiro para quem se metesse em seu caminho.
Inclusive a própria Becky, que se vira contra Joe após descobrir tudo o que ele fazia, levando o protagonista a assassiná-la.
TEMPORADA 2
Na temporada 2, Joe foge para Los Angeles para começar uma nova vida longe de todo o problema que ficou pra trás. OU SERÁ QUE NÃO?
Joe chega à cidade com a intenção de ficar invisível a maior parte do tempo. Porém logo no primeiro episódio ele conhece a jovem Ellie e sua irmã, Delilah, proprietária de um apartamento que aluga.
Joe sai para conhecer a cidade e conhece um restaurante/livraria: o ANAVRIN.
No Anavrin, ele conhece uma moça chamada LOVE QUEEN.
Love passa a ser o novo interesse de Joe, que imediatamente começa a trabalhar na livraria do Anavrin, que na realidade pertence à Love e ao seu irmão, Forty.
Daí pra frente, a temporada segue praticamente o mesmo estilo da primeira, exceto por um detalhe: CANDACE está na cidade.
Sim, a primeira namorada que Joe jurava que estava morta veio atrás de vingança, e começa a se envolver justamente com Forty, que a essa altura já é seu cunhado.
Depois de muita confusão, Love descobre que Candace é na verdade a ex de Joe, e por incrível que pareça, mata a garota, se mostrando tão perturbada quando o próprio Joe.
Joe percebe que Love é perigosa e a tranca na caixa de vidro.
Percebendo que não tem mais o que fazer com ela, decide matá-la.
Porém, quando vai tentar, desiste ao descobrir que Love está esperando um bebê.
A temporada termina com Joe e Love indo para outra cidade começar uma nova vida mais tranquila.
Mas a cena final deixa um baita gancho para a temporada 3.
TEMPORADA 3
Essa temporada é completamente diferente da primeira e da segunda.
Joe agora tem uma esposa e um filho, Henry (que para a infelicidade dele, é um menino).
Essa temporada trás não UM novo interesse para Joe, mas DOIS.
O primeiro é sua vizinha, que já havia aparecido na cena final da temporada 2: Natalie.
O segundo é sua chefe no novo trabalho: Marianne.
A experiência que essa terceira temporada nos proporciona é completamente diferente da que nos trouxe até aqui.
Primeiro porque não temos somente Joe como potencial problema, mas também Love.
E ambos estão mostrando do que são capazes, trazendo cenas de parceria entre eles, mas também cenas de embates fatais.
1- É BOM?
O conceito de bom e ruim é bem subjetivo. Aqui vou dar a minha opinião sobre a série, e deixo aberto para você, meu leitor, contribuir com a sua na caixa de comentários.
Então vamos lá... É BOM? Sim, eu gostei bastante da série.
Os personagens são bem construídos, com suas histórias e conflitos individuais, e agregando bastante valor à história como um todo.
Ao contrário do que muitos dizem, a história não romantiza o relacionamento abusivo e nem a perseguição. Joe é o protagonista, sem dúvidas, mas a história não faz com que torçamos para ele, mas sim para que ele seja pego de alguma forma.
Vale a pena ver? Ao meu ver, como um exercício de entretenimento, vale muito a pena. São temporadas curtas e a história é intrigante.
Mas vale a pena pensar nas sensações e gatilhos que podem surgir, pois ao mesmo tempo que a série é algo inteligente, também é algo brutal e com muita violência gráfica.
2- QUAL É A MINHA NOTA?
É uma série interessante, acima da média, mas algumas pontas ainda estão soltas.
Mesmo que a trama seja intrigante e envolvente, existem algumas oscilações de ritmo, principalmente na terceira temporada.
Bom, essa é minha análise da série como um todo.
Que análise interessante. Parabéns!
ResponderExcluirOlá Caíque, muito obrigado 😉
Excluir